Sejam bem vindos a fascinante era dos peixes ornamentais.Obrigado pela visita e voltem sempre.  
 
 
 
 

Esponjas do Mar

   

As Esponjas do Mar, ao contrário do que muitas pessoas acham, são animais e não vegetais.
Existem várias espécies e formatos de Esponjas nos oceanos, desde as regiões polares a tropicais,locais rasos ou profundos com mais de 8000 metros de profundidade.
Suas cores são bem diversificadas, como o roxo, amarelo, branco, vermelho, azul, laranja,etc... Embelezam e dão uma aparência mais natural em qualquer local onde se encontrem.
Sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. Não necessitam de viver em colônias e sua reprodução ocorre mesmo sozinha.
Geralmente costumam nascer dentro de aquários maturecidos, que ja estejam montados a alguns anos.
São animais filtrantes que absorvem os microorganismos e oxigênio da água. Em seguida liberam o CO2 e nutrientes não aproveitados através de uma abertura maior no seu corpo.
Por serem também animais regeneradores e de reprodução assexuada, repõem o local do corpo faltante ou atacado por algum predador. E podem dar uma nova vida a cada pedaço separado do corpo.
Alguns tipos de Esponjas, como outros seres marinhos, possuem um mecanismo de defesa química para afastar seus predadores ou qualquer sujeito que invada seu território.
Os tipos que não contem espinhos e nem venenos, são utilizados por sua maciez, como esponjas naturais de banho.
São bem apreciadas por Estrelas do Mar, Ouriços, Moluscos e alguns peixes. No entanto, os cuidados que precisamos tomar, é de não misturarmos com esses tipos de animais.
Um aquário não estabilizado ou seja, um iniciante com pouco tempo de aquário,por não conterem os nutrientes necessários na água para sobreviverem, podem não ter sucesso com este tipo de animal.
Como dependem muito da qualidade da água, não é fácil mante-los em aquários e podem ser comparados a corais em termos de dificuldades.

 
 
 
 
 
Copyright AquaPointWeb-Marine-All reserved -since 2010